quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Outra Linha do Tempo



  Os primeiros ancestrais do gênero Homo surgiram nas zonas tropicais e sub-tropicais da África durante o resfriamento do clima ocorrido no Plioceno Superior (2,5-2 milhões de anos atrás). Estabeleciam-se em um território, onde exploravam uma área extensa.
  Conviviam, então, subespécies de parântropos e subespécies primitivas do gênero Homo.
  Os hominídeos, nesse estágio evolutivo, já não se restringiam às florestas e nem mais viviam em árvores. A exposição maior aos predadores, decorrentes do viver no solo, elevou o número de mortes no bando e obrigou essas criaturas a adotarem estratégias de proteção do grupo, principalmente da prole indefesa. Com isso, a vida grupal se intensificou. Aprimorou-se a repartição do alimento entre os membros do grupo, a divisão de tarefas intragrupal e o surgimento de unidades familiares. O convívio mais intenso favoreceu o desenvolvimento da comunicação oral. A sexualidade se tornava progressivamente contínua para aumentar a reposição de indivíduos e garantir a continuidade da espécie.
  Uma característica da evolução dos hominídeos foi o progressivo aumento do volume do cérebro em relação ao corpo. A relação entre o volume do cérebro e a altura de um indivíduo moderno é duas vezes maior que a de um australopiteco. Para comportar cérebros maiores, o crânio lentamente mudou de formato, tornando-se mais alto e perdendo o achatamento frontal.
  O aumento relativo do cérebro habilita o exercícios de novas funções, como a concentração, a retenção na memória, além de controles neuro-musculares mais complexos e eficientes.
  Uma outra alteração importante na conformação óssea dos hominídeos foi introduzida pela cocção de alimentos, que tornou a mastigação mais fácil, não exigindo dentes tão grandes e tornando desnecessárias bocas tão proeminentes.
   Já separados do Australopitecus Africanus, se desenvolviam três espécies: o Homo Rudolfensis, o Homo Habilis, o Homo Ergaster e o Homo Erectus.
   Há os que consideram tais espécies do gênero Homo como meras variedades regionais desse gênero.


Fonte: http://www.marcopolo.pro.br/historia/geral_PliocSup.htm

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Linha do tempo

Pesquisas mostram que as primeiras vidas na Terra teriam surgido a cerca de 3.400 M.a. ,como parecem demonstrar fósseis de procariontes que foram encontrados na África do Sul.Assim,seguidas pelas células eucarióticas (cerca de 2000 a 1400 M.a.) e pelos organismos multicelulares (cerca de 700 M.a.).Entre todos esses anos foram encontrados muitos fósseis,que demonstram que ocorreu um processo evolutivo muito rápido.
Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana.
Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.A partir do processo evolutivo sofrido por esse último espécime, haveria surgido o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo neanderthalensis. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.De acordo com os estudos sobre esse último estágio da escala evolutiva, o Homo sapiens moderno teve a incrível capacidade de se espalhar em outras regiões do mundo em um relativo curto espaço de tempo.E milhões de anos depois se ''tranformaram'' no Homo Sapiens Sapiens,que são nossa espécie hoje em dia.


Evento
Ocorrido há aproximadamente
(em anos)
Primeiras evidências de seres vivos
3,5 bilhões
Origem da fotossíntese
2,5 bilhões
Origem dos seres eucarióticos
2 bilhões
Abundância de fósseis ("explosão cambriana")
570 milhões
Origem das plantas de terra firme
438 milhões
Origem dos anfíbios
408 milhões
Origem dos répteis
360 milhões
Origem dos dinossauros e dos mamíferos
245 milhões
Extinção dos dinossauros e início da expansão dos mamíferos
66 milhões
Origem dos primatas
55 milhões
Ancestral comum de pongídeos e hominídeos
8 milhões
Primeiros hominídeos
2 milhões
Origem da espécie humana moderna
150 mil
Algumas evoluções de determinadas espécies:




Fontes das informações : http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=373
http://curlygirl.no.sapo.pt/origem.htm
http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-evolucao-homem.htm