quinta-feira, 19 de maio de 2011

Idade Média

Já percebeu que quase todos os castelos medievais tem suas escadas em formato espiral?!Isso não é por um simples acaso,as escadas eram construídas no sentido horário (relógio),para que seu defensor ao desce-las ,ter mais espaço para manusear as armas. Outra coisa,é que suas ''instalações sanitárias'' eram simples buracos,onde os dejetos caiam em uma horta,mas o por que disso?! Esses dejetos serviam como um adubo para a horta,assim fertilizando a terra,e deixando a horta mais resistente a pragas,que poderiam atacar a plantação.
Naquela época,as armas não eram como hoje em dia,eram usados nos combates objetos como: Lanças,machados,arcos,flechas,bestas,espadas,escudos,capacetes,armaduras,etc...
As mudanças no clima europeu interferiram no incetivo ás cruzadas ,durante o século XIV, uma grave crise econômica e social atingiu a vida do homem medieval. Este processo de crise culminará definitivamente com a desagregação da sociedade feudal, marcando a fase de transição da Idade Média à Idade Moderna. Os fatores que desencadearam a grande crise do século XIV foram vários, dentre os quais devemos destacar aqueles que, na opinião de muitos historiadores, compõem a chamada "triologia" da crise feudal: a fome, a peste e as guerras. O final da Baixa Idade Média é marcado, portanto, por um período de acentuada e generalizada crise, composta por vários fatores de origem econômica e social que assolaram a Europa.Primeiramente, com relação à fome, é preciso ressaltar que a estagnação das técnicas agrícolas somada ao crescimento demográfico gerou um enorme desequilíbrio entre a produção e o consumo. A falta de alimentos fez com que o solo fosse mais utilizado, comprometendo ainda mais sua produtividade e agravando a escassez de alimentos. Ou seja, em virtude do uso constante, a terra perde sua qualidade, causando o empobrecimento cada vez maior da atividade agrícola. A esse quadro de saturação da economia agrícola, alguns historiadores acrescem fatores de natureza geográfica para apontar as razões que desencadearam a grande fome do século XIV. Acredita-se que, nesse período, houve uma repentina mudança no clima europeu, que o tornou mais úmido e frio, dificultando o trabalho e a produção agrícola.Além desses aspectos, o historiador Phillippe Wolf acrescenta ainda que: "O problema de subsistência na Europa é explicado pelas más condições de armazenagem que provocavam perdas consideráveis, por apodrecimento do trigo, por extensão de diversas doenças que o tornavam impróprio ao consumo e, finalmente, pelos hábitos alimentares demasiado uniformes (o milho, por exemplo, ainda não era conhecido, nem a batata, que mais tarde terão um papel importante na alimentação). Uma colheita fraca bastava para ameaçar o equilíbrio entre a oferta e a procura; duas seguidas inevitavelmente provocavam a fome".
Havia muitos tipos diferentes de castelos,alguns mais simples ,outros mais elegantes,alguns exemplos são :


Castelo de Almourol(Portugal),exemplo típico de arquitetura medieval européia.







O Castelo de Conway.











Informações retiradas de:
http://brubert.hd1.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo